Fiscalização avança mesmo com pandemia

Fiscalização avança mesmo com pandemia 18 fev

O ano de 2021 também foi de superação para a equipe de Fiscalização do Creci-MG, marcado por protocolos e mobilidade restrita, devido à pandemia da Covid 19. No entanto, a produtividade alcançou números expressivos com mais de 25 mil visitas, em 335 cidades do Estado de Minas Gerais.

Em 2021, o destaque foi a ação fiscal conjunta realizada na capital, Belo Horizonte, e em toda região metropolitana. Foram reunidos, em agosto, todos os fiscais lotados na sede e nas delegacias sub-regionais do Creci-MG. “Esta iniciativa culminou em um grande número de autuações de exercentes ilegais, bem como outras infrações éticas, dando um salto na produtividade fiscal, após a retomada das atividades realizadas em home-office”, conta o coordenador de Fiscalização, Rodrigo de Novaes.

Reafirmando o excelente desempenho da Fiscalização, o setor foi premiado, no final de 2021, pelo Cofeci como o 3º melhor Creci em produtividade no ano de 2019. Em 2020, não houve o ranking devido à pandemia.

As ações fiscalizadoras realizadas pelos agentes fiscais do Creci Minas têm como primazia a qualidade no padrão da abordagem. O objetivo é orientar e disciplinar quanto às faltas e infringências éticas que os profissionais cometerem e, principalmente, buscar a regularização frente aos contraventores (ilegais).

Convênio com Ministério Público

Por meio do acordo celebrado com o Ministério Público, o Creci-MG encaminhou, em 2021, 748 representações para a abertura de inquérito contra falsos corretores de imóveis. Os agentes fiscais são intimados para comparecerem em audiências, objetivando testemunhar e validar as autuações lavradas pelo exercício ilegal da profissão de corretor de imóveis, com base no artº. 47 da Lei das Contravenções Penais.

Ação da fiscalização no interior

Foram realizadas operações estratégicas, onde ocorreu o deslocamento de equipes de agentes fiscais para as cidades de Uberaba, Poços de Caldas, Governador Valadares, Juiz de Fora, Patos de Minas, Montes Claros, Uberlândia e em todos os municípios da região de cada sub-regional, objetivando cobrir as necessidades das regionais na modalidade de ação conjunta, a exemplo da realizada na capital.

Para o diretor de Fiscalização, Elton Feitas, o Conselho fecha mais um ano com o sentimento de dever cumprido. “Diante de todas as adversidades, o setor de Fiscalização se manteve ativo praticamente por todo o ano e conseguiu cumprir um de seus objetivos que é o de atender às demandas dos mais diversos municípios de nosso estado. Reafirmo o compromisso de alcançar para o próximo ano, números ainda melhores, sempre mantendo a qualidade e o respeito adquirido por nossa Fiscalização no cenário nacional do mercado imobiliário”, finaliza.

Balanço Fiscalização 2021