Dirigentes do Creci-MG visitam Tribunal de Contas da União

Dirigentes do Creci-MG visitam Tribunal de Contas da União 20 mar

Uma comitiva do Creci-MG, formada pelo presidente Alexandre Rennó, pelo diretor Tesoureiro Israel dos Passos, pelo Superintendente, Luiz Gonzaga, além dos representantes do Cofeci, Gean Anderson Silva e Diego Gama, estiveram ontem, 20, com o Ministro do TCU, Antônio Augusto Anastasia, em Brasília.
.
Durante o encontro, foram abordadas as várias funções institucionais do Tribunal, órgão responsável por fiscalizar os conselhos profissionais. Foram discutidas as práticas de governança e compliance, bem como o ganho institucional com políticas de controle interno.
.
Os representantes do sistema Creci Cofeci discutiram alternativas para esclarecer eventuais dúvidas e conflitos na gestão administrativa com foco no interesse público.
.
Alexandre Rennó destacou o desafio de comandar a autarquia mineira, face ao grau de indeterminação das normas públicas e a instabilidade dos atos jurídicos e administrativos, diante das dúvidas existentes em sua interpretação. “A ampla e exemplar experiência de administrador público do Ministro Anastasia, sua isenção e capacidade de diálogo, reconhecida ética e moralidade, demonstram sua sabedoria e nobreza em partilhar conhecimento”, ponderou Alexandre.
.
O Ministro Anastasia ressaltou o norte adotado pelo TCU, por meio de um corpo técnico focado na busca da boa-fé, ética, transparência e fundamentação dos atos administrativos praticados pelos jurisdicionados.
.
Entre tantos projetos de eficiência administrativa, Anastasia foi o autor do PLS 349/2015, que busca fortalecer a segurança jurídica e a competência na criação e aplicação do direito público.
.
Os representantes do Cofeci reforçaram a excelência de governo praticada pelos órgãos, em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU), calcado no Manual De Conformidade e Excelência, que rendeu ao Conselho Federal o importante reconhecimento da Medalha de Mérito Federal em Controles